O que está buscando?

Equipe SESI Quarks, de Araçatuba, é campeã estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

O grupo vai disputar a final nacional em novembro, na Paraíba.

 Por: SESI-SP de Araçatuba
06/09/201811:27- atualizado às 09:44 em 08/04/2019

Felicidade, dedicação e expectativa são as palavras que definem, atualmente, a equipe SESI Quarks, de Araçatuba. O grupo, comandado pelo técnico Luciano de Souza Andrade, participou da final estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) em São Bernardo do Campo/SP, no dia 1º de setembro; Voltou de lá com o primeiro lugar na categoria Ensino Médio, Nível 2.

Durante a fase regional, foram 458 equipes inscritas e, na final estadual, foram classificadas as 60 melhores do estado de São Paulo. Araçatuba conquistou o topo do pódio com 840 pontos e vai participar da grande final nacional, modalidade prática, em João Pessoa/PB, de 6 a 8 de novembro.

O grupo é composto por quatro alunos: Lucas Tadashi Guimarães Inoue, 18 anos; Samuel Lujan de Oliveira, 17 anos, Thamiris Gabriele Maximiano dos Santos, 16 anos; e Rodrigo Pereira Cobo, 16 anos.

Para Luciano, o desafio que vem pela frente será muito grande, pois novos detalhes serão adicionados na etapa final, como descer uma rampa, lidar com maior número de vítimas e enfrentar mais obstáculos; além disso, as melhores equipes do país estarão lá. Mas a alegria e a vontade de vencer são tão grandes, que superam qualquer dificuldade.

“Eu não imaginava que chegaríamos tão longe! Nós tentamos a classificação para o nacional há anos e não havíamos conseguido até então. Mas, neste ano, estamos nos preparando desde janeiro e vimos que era possível a classificação. Na hora que anunciaram o campeão, quando chamaram o segundo colocado e não éramos nós, aí caiu a ficha: ficamos em primeiro! Foi muita alegria!”, relata o técnico.

Além do grupo, o time SESI Big Bang, de Birigui, comandado pelo técnico Valter Carvalhal, também estará na final nacional. A equipe é a atual campeã brasileira.

Leia também