O que está buscando?

SESI ARAÇATUBA RECEBE EXPOSIÇÃO AFRO RETRATOS

Mostra incentiva a reflexão e discussão sobre identidade

 Por: SESI Araçatuba
20/02/201909:57- atualizado às 14:49 em 25/02/2019

O SESI Araçatuba recebe até o dia 14 de abril a exposição Afro Retratos, da artista Renata Felinto, vencedora do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo desenvolvimento desses trabalhos. A mostra estreia no dia 20 de fevereiro como parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP. A visitação é gratuita e pode ser feita de Segunda a Sexta, das 12h às 21h | Sábados e Feriados, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

A mostra é composta de imagens fac-similares das pinturas realizadas pela artista, que surgiram a partir de questionamentos sobre identidade. Nesta série, ela atualiza por meio de uma espetacularização cromática a potência do rosto feminino de fenótipo afro, manipulando um imaginário social que tende a reduzir as culturas africanas e afro-brasileiras à alegria barroco-carnavalesca.

Para além da beleza plástica de suas atraentes figuras, o que se investiga são as possibilidades de muitas mulheres em uma só, na medida em que o trabalho é fruto da pesquisa de adornos estéticos femininos provenientes de culturas asiáticas, americanas, europeias e africanas. A artista retrata mulheres de diferentes culturas, com trajes étnicos, mas todas elas afro-representadas. 

Sobre a artista

Renata Felinto (1978) é bacharel, mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Trabalha há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. De 2004 a 2011 atuou no Museu Afro Brasil como coordenadora do Núcleo de Educação. Publicou e organizou diversos artigos e livros; planejou e ministrou cursos, eventos e palestras; organizou e participou de diversas exposições. Desenvolve instalações e objetos e trabalhos em fotografia, pintura e desenho. Expôs no Brasil e no exterior; em 2012 recebeu o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares pelo desenvolvimento da série Afro Retratos

 Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

SERVIÇO

Afro Retratos

Local: SESI Araçatuba – Rua Dr. Álvaro Afonso do Nascimento, nº 300 – Jardim Presidente

AVCB: 237016

Alvará: 57142

Datas e horários: Segunda a Sexta, das 12h às 21h | Sábados e Feriados, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Informações: (18) 3519-4232

Entrada gratuita

Leia também